ARTIGOS

  • Fernando Garcia

Previdência Privada: o que não te contam



Onde você quer estar no futuro?

Para a maioria das pessoas, o futuro é um assunto importante, porém, não urgente.


Por isso, muitos adiam a decisão de pensar em como vão fazer para sobreviver quando estiverem mais velhos.


Lamentavelmente, a falta de educação financeira somada a uma visão equivocada de que é responsabilidade do Governo bancar sua aposentadoria, tem feito com que muitos adiem a decisão de iniciarem hoje um planejamento de aposentadoria, poupando parte de sua renda, para que assim possam ter um maior conforto quando a melhor idade chegar.


A verdade é que a aposentadoria social do INSS, vem sofrendo reformas em prazos cada vez mais curtos, e a maioria dos futuros segurados terão diminuídos seus valores de benefícios, além de terem que esperar prazos maiores para pendurar as chuteiras.


E neste contexto, como alternativa para um o planejamento de aposentadoria, surgem os planos de previdência privada, ofertado pelas seguradoras.


E aqui, abro um parêntese. Planos de previdência privada não são de forma alguma, a única alternativa à aposentadoria social do INSS.


Alternativas como investir em imóveis diretamente ou através de fundos imobiliários, para receber renda mensal; investir em empresas pagadoras de dividendos, ou mesmo fazer investimentos ao longo da vida, e com o devido planejamento usar parte dele para custear suas despesas na velhice.


No final vale a analogia do churrasco. Você pode ser o churrasqueiro ou delegar este papel para um profissional da arte.


Posso afirmar, como profissional de planejamento financeiro, que a utilização do mecanismo da previdência privada tem inúmeras vantagens frente a outras alternativas, porém, faz-se necessário estar bem orientado, para que a decisão da escolha do modelo de previdência mais adequado a seu perfil de investidor e a alinhado a seus objetivos de vida.


Muitos, por ignorância e comodidade, têm contratados planos de previdência privada, na maioria das vezes em bancos, onde tem sua conta e recebem seus salários ou depositam suas rendas e sequer imaginam que entregaram seu futuro de olhos vendados, já que a maioria desses investidores adquiriram planos com taxas caras, baixos rendimentos, quando não, com a indicação de aplicação em fundos de investimentos incompatíveis com seu perfil de risco e objetivos financeiros.


Para saber mais sobre previdência privada e conhecer detalhes que o gerente do seu banco não conta, te convido a baixar meu ebook: O livro de ouro da previdência privada.


Você vai saber sobres as modalidades dos planos, como ganhar com os impostos, como usar para transmissão de herança, etc.


Baixe, totalmente grátis, aqui

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo