top of page
  • Foto do escritorFernando Garcia

Previdência Privada: o que não te contam

Atualizado: 24 de mar. de 2023



Casal aposentado feliz

Para a maioria das pessoas, o futuro é um assunto importante, porém, não urgente.


Por isso, muitos adiam a decisão de pensar em como vão fazer para sobreviver quando estiverem mais velhos.


Lamentavelmente, a falta de educação financeira e uma visão equivocada de que é responsabilidade do Governo bancar sua aposentadoria, faz com que muitos adiem a decisão de iniciarem hoje um planejamento de aposentadoria, poupando parte de sua renda, para poderem ter um maior conforto quando a melhor idade chegar.


A verdade é que a aposentadoria social do INSS, vem sofrendo reformas em prazos cada vez mais curtos, e a maioria dos futuros segurados terão diminuídos seus valores de benefícios, além de terem que esperar prazos maiores para se aposentarem.


E neste contexto, como alternativa para um planejamento de aposentadoria, surgem os planos de previdência privada, ofertado pelas seguradoras.


Aqui, abro um parêntese. Planos de previdência privada não são, de forma alguma, a única alternativa à aposentadoria social do INSS.


Mas, afirmo, como profissional de planejamento financeiro, que a utilização do mecanismo da previdência privada tem inúmeras vantagens, porém, faz-se necessário estar bem orientado, para que a decisão da escolha do modelo de previdência mais adequado a seu perfil de investidor e a alinhado a seus objetivos de vida.


Muitos, por desconhecimento e comodidade, têm contratados planos de previdência privada, sem nenhuma assessoria profissional, na maioria das vezes em bancos, onde tem sua conta e recebem seus salários ou depositam suas rendas.


Assim, eles sequer imaginam que entregaram seu futuro de olhos vendados, já que a maioria desses planos cobra taxas de administração caras, contribuindo para baixos rendimentos, quando não, com a indicação de aplicação em fundos de investimentos incompatíveis com perfil de risco do cliente e de seus objetivos financeiros.


A previdência privada possui vantagens únicas sobre outros investimentos, já que seus fundos são isentos do come-cotas, somados a vantagem fiscal (diferimento fiscal no PGBL, e, alíquota de resgaste que pode chegar a 10%), e seu uso no planejamento sucessório.


Mas essas vantagens precisam estar otimizadas com o estudo dos fundos mais adequados, e geridos por gestores de primeira linha, com foco no longo prazo e na entrega de resultados.


Foi por isso que escrevi um ebook: O LIVRO DE OURO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA - com tudo o que você precisa saber sobre investimento em previdência privada.


Você vai saber sobre as modalidades dos planos, como ganhar com impostos, como usar para transmissão de herança, como fazer a portabilidade de um plano para outra instituição, sem nenhum tipo de perda, e muito mais.

Você baixa gratuitamente o ebook aqui


Deseja começar a investir em previdência privada, ou quer uma análise de um eventual plano de previdência que já possua, solicite aqui


Precisa de aconselhamento sobre planejamento de aposentadoria?


Faça um contato aqui


Se gostou do post, comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais




61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page