ARTIGOS

  • Fernando Garcia

Tudo o que você precisa saber sobre previdência privada


Sabemos que quanto mais cedo iniciamos o planejamento de aposentadoria, mas fácil será a formação de reservas que permitirão que tenhamos uma renda mais confortável quando reduzirmos nossa capacidade de gerar renda através de nosso trabalho.


A utilização do mecanismo da previdência privada tem inúmeras vantagens frente a alternativas de aposentadoria:


  • Vantagens tributárias: nos fundos de previdência, pode se chegar a pagar 10% de IR, enquanto que nos demais fundos de mercado, o mínimo é 15%, fora que não há a cobrança de come-cotas.


  • Vantagens sucessórios: o dinheiro do fundo não entra em inventário, o que gera liquidez imediata e também não estará sujeito ao imposto de herança, que a depender do Estado pode chegar a 8%.


Perceba que investir em planos de previdência privada atende a um grupo de investidores que podem, inclusive, nem estarem necessariamente interessados na questão da aposentadoria.


De forma que a escolha do melhor plano, da seguradora, dos melhores fundos para investirmos nosso suado dinheiro não é algo que possamos fazer com a mesma simplicidade de quando vamos comprar pão na padaria.


Existem muitos elementos que aparentemente não estarão tão claros à primeira vista, e por se tratar de um investimento de muito longo prazo, normalmente é percebido tardiamente que alguma informação conflitante não foi claramente apresentada no início.


É preciso muita pesquisa e clareza do profissional que vai te aconselhar.


Se ele trabalha para uma única instituição, concorda que terá dificuldade de apresentar outra solução que não a única de que dispõe?


Quando se trata de aconselhamento em previdência privada, há muitos detalhes que precisam serem apresentados, não bastando somente indicar um fundo conservador e encerrar o assunto.


Um profissional capacitado, independente e responsável vai acompanhar o cliente em todo seu ciclo de vida, orientando em cada etapa, para que o objetivo estabelecido pelo cliente seja alcançado.


Ele deve estar alinhado com o cliente, aconselhando o melhor plano, com melhores fundos correspondentes ao perfil de risco do cliente, e com objetivos de que o cliente tenha o maior ganho fiscal possível e a melhor estrutura de custos para a sua sucessão, de forma a proteger sua família.


Para ajudar você a refletir sobre a importância do planejamento de aposentadoria, escrevi um ebook - O LIVRO DE OURO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA - com tudo o que você precisa saber sobre investimento em previdência privada.


Você baixa gratuitamente o ebook aqui


Se precisar de aconselhamento sobre planejamento de aposentadoria, você pode fazer um contato através dos nossos canais (whatsapp, telefone e email), disponibilizados em nosso site www.fernandogarcia.com.br e agendar uma entrevista online ou presencial.


Se gostou do post, compartilhe com alguém que você goste!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo