
Sabemos que quanto mais cedo iniciamos o planejamento de aposentadoria, mas fácil será a formação de reservas que permitirão que tenhamos uma renda mais confortável quando reduzirmos nossa capacidade de gerar renda através de nosso trabalho.
A utilização do mecanismo da previdência privada tem inúmeras vantagens frente a alternativas de aposentadoria:
Vantagens tributárias: nos fundos de previdência, pode se chegar a pagar 10% de IR, enquanto nos demais fundos de mercado, o mínimo é 15%, fora não haver a cobrança de come-cotas.
Vantagens sucessórios: o dinheiro do fundo não entra em inventário, gerando liquidez imediata e também não estará sujeito ao imposto de herança, que a depender do Estado pode chegar a 8%.
Perceba que investir em planos de previdência privada atende a um grupo de investidores que podem, inclusive, nem estarem necessariamente interessados na questão da aposentadoria.
De forma que a escolha do melhor plano, da seguradora mais adequada, dos melhores fundos para investirmos nosso suado dinheiro não é nada que possamos fazer com a mesma simplicidade de quando vamos comprar pão na padaria.
Existem muitos elementos que aparentemente não estarão tão claros à primeira vista, e por se tratar de um investimento de muito longo prazo, é normalmente percebido tardiamente que alguma informação conflitante não foi claramente apresentada no início.
É preciso muita pesquisa e clareza do profissional que vai te aconselhar.
Se ele trabalha para uma única instituição, concorda que terá dificuldade de apresentar outra solução que não a única de que dispõe?
Quando se trata de aconselhamento em previdência privada, há muitos detalhes que precisam serem apresentados, não bastando somente indicar um fundo conservador e encerrar o assunto.
Um profissional capacitado, independente e responsável vai acompanhar o cliente em todo seu ciclo de vida, orientando em cada etapa, para que o objetivo estabelecido pelo cliente seja alcançado.
Ele deve estar alinhado com o cliente, aconselhando o melhor plano, com melhores fundos correspondentes ao perfil de risco do cliente, e com objetivos de que o cliente tenha o maior ganho fiscal possível e a melhor estrutura de custos para a sua sucessão, para proteger sua família.
Para ajudar você a refletir sobre a importância do planejamento de aposentadoria, escrevi um ebook - O LIVRO DE OURO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA - com tudo o que você precisa saber sobre investimento em previdência privada.
Você baixa gratuitamente o ebook aqui
Deseja começar a investir em previdência privada, ou quer uma análise de um eventual plano de previdência que já possua, solicite aqui
Precisa de aconselhamento sobre planejamento de aposentadoria?
Faça um contato aqui
Se gostou do post, comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais
Comments