Tudo sobre previdência privada
Você sabia que em uma pesquisa feita nos Estados Unidos com pessoas na faixa de 40 a 50 anos, sendo que 82% delas eram casadas e com filhos, responderam temerem durar mais que o dinheiro na aposentadoria?
Acredito que a realidade do Brasil não seja diferente.
É fato que nossa longevidade só aumenta, não dá para nos acomodarmos à espera de soluções públicas ou melhoras na previdência social.
Sabemos que a aposentadoria social do INSS, vem sofrendo reformas em prazos cada vez mais curtos, e a maioria dos futuros segurados terão diminuídos seus valores de benefícios, além de terem que esperar prazos maiores para se aposentarem.
Lamentavelmente, a falta de educação financeira e uma visão equivocada de que é responsabilidade do Governo bancar a aposentadoria, faz com que muitos adiem a decisão de iniciarem hoje um planejamento de aposentadoria, poupando parte de sua renda, para poderem ter um maior conforto quando a melhor idade chegar.
O planejamento de aposentadoria objetiva a formação de reservas que permitirão que tenhamos uma renda mais confortável quando reduzirmos nossa capacidade de gerar renda através de nosso trabalho.
E é nesse sentido, que a utilização do mecanismo da previdência privada tem inúmeras vantagens frente a alternativas de aposentadoria.
Entre essas vantagens as três mais importantes seriam:
-
Vantagens tributárias: nos fundos de previdência, pode se chegar a pagar 10% de IR, enquanto nos demais fundos de mercado, o mínimo é 15%.
-
Ausência do come-cotas nos fundos de previdência privada
-
Vantagens sucessórios: o dinheiro do fundo não entra em inventário, gerando liquidez imediata e também não estará sujeito ao imposto de herança, que a depender do Estado pode chegar a 8%.
Todavia, e apesar de todas essas vantagens, faz-se necessário estar bem orientado, para que a decisão da escolha do modelo de previdência seja o mais adequado a seu perfil de investidor e a alinhado a seus objetivos de vida.
Muitas pessoas, por desconhecimento e comodidade, têm contratados planos de previdência privada, sem nenhuma assessoria profissional, na maioria das vezes em bancos, onde tem sua conta e recebem seus salários ou depositam suas rendas.
Assim, elas sequer imaginam que entregaram seu futuro de olhos vendados, já que a maioria desses planos cobram altas taxas de administração, contribuindo para baixos rendimentos, fora, o fato, de que podem estar com seu dinheiro investido em fundos de investimentos incompatíveis com seu perfil de risco e de seus objetivos financeiros.
Elas desconhecem até seus direitos, como, por exemplo, o de trocar de seguradora, migrando, sem nenhum custo (após cumprir um período de carência), para outra seguradora que lhe seja mais favorável, através do processo chamado de portabilidade.
É como nos planos de telefonia ou das empresas de cartão de crédito que cobram anuidades. Se ele não reclama, fica tudo do jeito que está.
O objetivo da portabilidade é exatamente aumentar a competição entre as seguradoras e privilegiar a eficácia na administração dos recursos. E apesar de a portabilidade crescer ano a ano, ainda assim, somente 3% dos recursos são portados.
Por isso, para ajudar você a saber mais sobre previdência previda, eu escrevi um ebook: O livro de ouro da previdência privada, onde apresento tudo o que você precisa saber sobre previdência privada.
Tudo! Todos os detalhes
Você pode baixá-lo gratuitamente aqui
Agora, se você se interessou e deseja começar a investir em previdência privada, ou deseja uma análise de um eventual plano de previdência que já possua, é só preencher o formulário abaixo, para receber, sem compromisso, um estudo detalhado.
Não espere amanhã, ou até que seja tarde demais - comece agora a planejar seu futuro.