top of page
  • Foto do escritorFernando Garcia

Planejamento Financeiro é mais sobre sua vida do que sobre seu dinheiro.

Atualizado: 24 de mar. de 2023


Planejamento Financeiro

O ponto de partida do seu planejamento financeiro envolve tudo aquilo que realmente importa em sua vida.

Muito antes das planilhas e dos cálculos, você será envolvido em um processo de autoconhecimento, que significa responder perguntas, tais como:

• Qual é o seu sonho de verdade? Aquilo que é realmente só seu?

• O que você gostaria de fazer que não consegue realizar agora?

O processo do planejamento não objetiva paralisar sua vida, mas a conscientizar você a não negligenciar financeiramente seu futuro, e a proteger, tanto quanto possível, seu presente, com instrumentos apropriados de transferência de riscos.


Planejamento financeiro não é feito para restringir, mas para libertar e objetiva garantir que você realize seus planos de vida e tenha, no dia a dia, acesso àquilo que realmente importa para você.


O foco do processo do planejamento financeiro não está no plano, mas na pessoa e em seus projetos de vida, que nem sempre são claros para ela!


Meu entendimento do processo do planejamento financeiro se baseia em três pilares:

👉Proteção

👉Criação e crescimento de riqueza

👉Legado

Não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para ele, através da conscientização da importância do planejamento financeiro.

A proteção contra riscos, como uma doença inesperada, uma perda de renda, uma perda patrimonial, uma invalidez parcial ou total, ou mesmo a morte, é muito importante.

Todavia, não deveríamos desconsiderar que também viver uma vida longa traz consigo seus riscos.


Afinal, e se os recursos financeiros acumulados com tanto sacrifício não forem suficientes para manter seu padrão de vida atual?


Um planejamento financeiro não está tão somente limitado à assessoria financeira em investimentos,


Na verdade, isso é apenas uma parte de um processo que é muito mais abrangente


Discutir como ter uma estrutura fiscal mais otimizada e como transferir, de forma inteligente, o patrimônio conquistado para as próximas gerações, é um tema recorrente num projeto de planejamento financeiro.


Pessoalmente, entendo o processo de planejamento financeiro como uma jornada de autoconhecimento, onde perguntas são mais importantes que respostas.


Daí a importância de ter a seu lado um conselheiro financeiro cujo foco de interesse esteja mais em você e em sua família, do que na administração de seus recursos.


Para ajudar você a refletir sobre a importância do planejamento financeiro pessoal, resolvi contar minha experiência no ebook - SEU FUTURO VAI CHEGAR - O IMPACTO DA LONGEVIDADE NAS SUAS FINANÇAS.


Nele, como que entrando em um túnel do tempo, volto 30 anos da minha vida, não com a intenção de lamentar meus erros, mas de avisar você, que o futuro vai chegar e que precisa estar preparado


Você baixa gratuitamente o ebook aqui


Precisa de aconselhamento sobre planejamento financeiro?


Faça um contato aqui


Se gostou do post, comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page