foto do sitered.jpg

POSTS

  • Fernando Garcia

Como não cair no canto da sereia

Atualizado: 10 de jul.


Quem trabalha com educação financeira precisa atuar no combate à desinformação e alertar as pessoas sobre fórmulas mágicas para ganhar dinheiro fácil e rápido na hora de investir, bastante comuns nas redes sociais.

Chamo isso de evitar a sedução do “canto da sereia”.

Homero em seu livro Odisseia descreve as sereias como seres que não tinham caudas de peixe, mas asas de pássaros.

Eram lindas e possuidoras de vozes agudas e sedutoras, que fascinavam e desvirtuavam os mortais.

As sereias da atualidade atuam através de golpistas do mercado financeiro.

E tal como uma sereia, eles ostentam riqueza e costumam se apresentar de forma elegante, simpática, aparência de milionários com seus carros brilhantes.

Eles vão, normalmente, apresentar uma oportunidade única e imperdível, de tempo limitado, com ganhos elevados em um curtíssimo espaço de tempo e com pouco esforço.

Desconfie da linguagem persuasiva e da pouca informação que vai ser oferecida, já que eles jamais falam dos riscos envolvidos.

Para vencer esta sereia moderna é preciso estar ancorado na racionalidade. Pesquise, faça contas, se informe em outras fontes, como sites da CVM e da B3.

É como diz aquele outro ditado popular, "quando a esmola é muita, o santo desconfia", mas em se tratando de sereias, fique ligado, porque, normalmente, o que parece ser muito bom para ser verdade, é, de fato, muito bom para ser verdade.


Caso se interesse em conhecer nossos serviços de aconselhamento financeiro, faça um contato através dos nossos canais (whatsapp, telefone e email), disponibilizados em nosso site www.fernandogarcia.com.br


Baixe aqui nossa Planilha de Orçamento de Receitas e Despesas, que vai te ajudar no controle mensal do seu orçamento.


Você conhece a expressão "não existe almoço grátis"? Leia mais aqui


Se gostou do post, compartilhe com alguém que você goste!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo