ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE SEGURADORAS QUANTO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE SEGUROS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Nacional de Seguros como requisito para obtenção do título de Especialista
Autor: Fernando César Garcia da Costa
RESUMO
As seguradoras atuam em um importante segmento da economia, que movimentou no Brasil, apenas em 2019, valores da ordem de R$ 500 bilhões. Mais do que participação no PIB, valores desta ordem sinalizam que pessoas e empresas puderam ter suas vidas e negócios protegidos, e que o capital de risco, movimentado pelos empreendedores fosse aplicado na sociedade. Este estudo tem como objetivo entender de que forma os vários canais de distribuição de seguros estão sendo, estrategicamente, explorados pelas seguradoras. Para isso, foram usados questionários de perguntas direcionados a gestores de onze seguradoras, que tinham como objetivo entender pontos sensíveis para elas na determinação de seus canais e como estão se preparando para as mudanças de comportamento de um consumidor mais digital. Os resultados indicam que o principal canal de distribuição de seguros ainda continua sendo o Corretor de seguros; que as Assessorias de seguros tendem a crescer nos próximos anos, por aliarem redução de custos e expansão geográfica e, que é tímida a utilização do canal digital para a venda de seguros, com muitas seguradoras resistentes a fazer investimentos, devido ao baixo retorno.