Fernando Garcia

29 de jun de 20221 min

Como não cair no canto da sereia

Atualizado: 17 de mar de 2023

Quem trabalha com educação financeira precisa atuar no combate à desinformação e alertar as pessoas sobre fórmulas mágicas para ganhar dinheiro fácil e rápido na hora de investir, bastante comuns nas redes sociais.


 

 
Chamo isso de evitar a sedução do “canto da sereia”.


 

 
Homero em seu livro Odisseia descreve as sereias como seres que não tinham caudas de peixe, mas asas de pássaros.


 

 
Eram lindas e possuidoras de vozes agudas e sedutoras, que fascinavam e desvirtuavam os mortais.


 

 
As sereias da atualidade atuam por golpistas do mercado financeiro.


 

 
Tal como uma sereia, eles ostentam riqueza e costumam se apresentar de forma elegante, simpática, aparência de milionários com seus carros brilhantes.


 

 
Eles vão, normalmente, apresentar uma oportunidade única e imperdível, de tempo limitado, com ganhos elevados em um curtíssimo espaço de tempo e com pouco esforço.


 

 
Desconfie da linguagem persuasiva e da pouca informação que vai ser oferecida, já que eles jamais falam dos riscos envolvidos.


 

 
Para vencer esta sereia moderna é preciso estar ancorado na racionalidade. Pesquise, faça contas, se informe em outras fontes, como sites da CVM e da B3.


 

 
É como diz aquele outro ditado popular, "quando a esmola é muita, o santo desconfia", mas em se tratando de sereias, fique ligado, porque, normalmente, o que parece muito bom para ser verdade, é, de fato, muito bom para ser verdade.

Caso se interesse em conhecer nossos serviços de aconselhamento financeiro, faça um contato aqui

Se gostou do post, comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais

170
1