top of page
  • Foto do escritorFernando Garcia

Dicas de seguro de condomínio

Atualizado: 19 de mar. de 2023


dicas seguro condomínio

Será que vale a pena contratar a cobertura para danos de incêndio e explosão de conteúdo de apartamentos residenciais?


A resposta é: depende!


É preciso saber que o valor da cobertura por apartamento é a divisão da importância contratada dividido pelo número de apartamentos. Logo, para uns, o valor pode ser suficiente e para outros não, correto?


Outro fator é que somente haverá cobertura para os danos de incêndio e explosão, o que obrigaria o condômino a contratar uma apólice de seguro residencial, caso queira outras coberturas, como danos elétricos, por exemplo. Neste caso ele estaria pagando duas vezes pela cobertura básica. Outra situação é que caso o apartamento seja financiado, ele já conta com a cobertura no seguro habitacional de seu banco.



E a cobertura adicional de roubo de bens de condôminos?


Vale a mesma regra, ou seja, o valor contratado para a cobertura de subtração e roubo de bens seria divido pelo número de apartamentos, e como na de incêndio, o valor segurado pode ser muito ou pouco, a depender da situação particular de cada morador.



Condomínio de casas precisa de seguro?


Sim, já que a lei é clara ao afirmar que é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.


Mas, neste caso, o seguro vai abranger as áreas comuns. Estamos falando de parques, salão de festas, academia e outros locais, e mesmo na inexistência dessas áreas, estarão cobertas as vias de entrada e tudo que for de área comum. Assim, se um incêndio começar numa área comum e atinge uma casa, o seguro vai cobrir.



Como funciona a franquia no seguro de condomínio?


Franquia é o valor estabelecido na apólice do seguro que diz respeito à participação do segurado nos prejuízos decorrentes do sinistro.


Seus valores estão expressos na apólice, podendo ser um valor fixo ou uma porcentagem, ou a mistura dos dois. No seguro condomínio, ela ocorre especialmente nas coberturas adicionais. É comum que a coparticipação seja estabelecida em caso de danos elétricos, vendaval. Já a cobertura básica (incêndio, raio e explosão) costuma ser isenta de franquia em casos de destruição do prédio e perda total do patrimônio do condomínio.




Cinco dicas para não ter problemas com o seguro



Primeira dica:


Nunca fazer reparos sem aviso prévio.


Eu sei que você tem pressa, que os condôminos pressionam, mas, somente com autorização expressa da seguradora é que as instalações e equipamentos danificados devido a um evento coberto pelo seguro podem ser reparados, caso contrário o reembolso dessas despesas poderá ser negado pela Seguradora.


Segunda dica:


Tenha em mãos informações suficientes para notificar o sinistro.


Em geral, a seguradora vai requerer:

  • Data e hora do sinistro;

  • Circunstâncias do evento;

  • Bens atingidos;

  • Dados pessoais dos envolvidos.

Não adianta acionar a Seguradora sem as informações, pois isso, só vai atrasar uma possível vistoria de constatação.


Terceira dica:


Notifique sinistros de incêndio ocorrentes nas unidades autônomas


Pela lei, a cobertura abrange incêndio com origem nas áreas privadas. Sem notificar perde-se direito a uma eventual indenização.



Quarta dica:


Não gaste dinheiro do condomínio com defesa de processo


Se a apólice possui cobertura de responsabilidade civil do condomínio e do síndico, ela cobre os custos de defesa decorrentes desses eventos. Então, não utilize verba do condomínio para isso.


Quinta dica é:


Analise a possibilidade de contratar adicionalmente os serviços de Assistência 24H da Seguradora.


Normalmente, quando se contrata seguro para o condomínio, as seguradoras oferecem diversos tipos de serviços e assistências, conforme a necessidade do condomínio. Em algumas seguradoras os pacotes mais simples já estão embutidos no seguro, mas saiba que são serviços bem básicos.


Veja o pacote mais adequado para as necessidades do prédio. Para a maioria dos casos, na questão custo-benefício, vale muito a pena contratar o mais completo desses pacotes.


Quer saber mais? Baixe aqui nosso ebook: Seguro de Condomínio - tudo o que você precisa saber, onde explicamos, com linguagem simples, todos os detalhes deste seguro, e como ele pode ser utilizado como um mecanismo de proteção financeira, diminuindo as despesas do Condomínio.


Se precisa de uma proposta de seguro para o seu condomínio, faça um contato aqui


​Se gostou do post, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page