Fernando Garcia

29 de dez de 20212 min

Conheça os agentes destruidores de riqueza

Atualizado: 19 de mar de 2023

Um processo de planejamento financeiro pode ajudar muito a enfrentar os vilões que podem destruir toda a riqueza que uma pessoa ou uma família levaram anos para construir.

Na lista abaixo, cito sete desses vilões que precisam serem monitorados de perto.

  1. Aplicações Financeiras erradas

  2. Negócios malsucedidos

  3. Crises financeiras

  4. Inflação

  5. Sucessão

  6. Problemas societários

  7. Divórcio

1. Aplicações financeiras erradas

Trocar de aplicações apenas com base em dicas e sem planejamento é um risco. Estudos acadêmicos sugerem que mais de 90% da rentabilidade de uma carteira é estabelecida pela forma como o dinheiro está alocado nos diversos mercados. Para que esta alocação seja eficiente, contudo, é necessário escolher mercados que tenham correlação negativa, ou seja, aqueles que reagem de maneira oposta a determinados eventos da economia.

2. Negócios malsucedidos

Investimentos em um novo negócio nem sempre são pertinentes. Você precisa saber quanto do seu patrimônio poderá ser direcionado para este novo empreendimento e qual a taxa de retorno esperada. O ideal é ter especialistas capazes de avaliar a viabilidade deste novo negócio.

3. Crises financeiras

A história está cheia de exemplos de fortunas que por crises financeiras. Movimentos especulativos fortes dominam a inteligência e o autocontrole dos indivíduos e, em geral, acabam em desastres financeiros. Governantes que gastam mais do que arrecadam também costumam empurrar seus países para crises de grande magnitude.

4; Inflação

Não despreze o efeito da inflação no longo prazo. Mesmo em economias com estabilidade monetária, ou seja, taxas de inflação muito baixas, o efeito é devastador no longo prazo se você não tiver a proteção adequada.

5. Sucessão

Ainda há muitos casos de milionários brasileiros que morrem sem deixar nenhuma orientação sobre a partilha de seus bens. Em geral, este é um estopim para a decadência do patrimônio familiar, seja por brigas entre parentes, seja por erros administrativos, seja pela tributação.

6. Problemas societários

Podem ter diversos catalisadores, mas, em geral, ocorrem quando o controlador ou um dos seus sócios morrem. A entrada de herdeiros no negócio de forma não planejada pode comprometer o futuro da empresa

7. Divórcio

O impacto financeiro do divórcio é sempre relevante. Você poderá ter dificuldades no controle da companhia se o seu cônjuge tiver direito a voto. Na partilha dos bens talvez tenha que se desfazer de parte do patrimônio para comprar o percentual da empresa que caberá a outra parte. E se este não é seu primeiro casamento, os problemas tendem a aumentar.

Se quer sabe mais sobre como o processo do planejamento financeiro pode ajudar você a não se tornar uma vítima desses elementos destruidores de riqueza, faça um contato aqui

Se gostou do post, comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais.

120
1